UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 22h02

Neva em 19 cidades de Santa Catarina

Porto Alegre - Pelo menos 20 cidades do Rio Grande do Sul e 19 de Santa Catarina enfrentaram ocorrências de neve ou chuva congelada nesta quarta-feira, conforme levantamento feito pela MetSul Meteorologia. Em seu boletim do final da tarde, o 8º Distrito de Meteorologia confirmou que quatro de suas estações, em Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha (RS) e São Joaquim (SC) também registraram o fenômeno.

A queda de neve foi mais intensa e teve episódios de quase uma hora de duração em Bom Jesus e Lagoa Vermelha, segundo descrição de moradores dos dois municípios, localizados na serra, onde também está a maioria das cidades atingidas pelo fenômeno, como Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Vacaria, São José dos Ausentes e Jaquirana, no lado gaúcho, e Lages, Urupema e Urubici, no lado catarinense. A Metsul também identificou episódios em Crissiumal e Horizontina, no oeste, e Rio Grande, no sul, entre outras cidades do Rio Grande do Sul, e São Miguel do Oeste, no oeste de Santa Catarina.

Considerando-se a abrangência geográfica, trata-se da maior ocorrência de neve desde 2000 na região sul, segundo o meteorologista Alexandre Aguiar, da Metsul. Se for considerada apenas a intensidade, em 2006 houve uma queda maior, localizada, em Bom Jesus.

O fenômeno foi provocado pela presença de uma frente fria estacionada sobre o Paraná e de uma área de baixa pressão no Uruguai, que favoreceu a circulação da umidade que gerou a neve. Ainda persiste pequena possibilidade de novas quedas de neve na madrugada desta quinta-feira, mas depois o tempo deve limpar e as temperaturas passam a subir lentamente em toda a região.

Além da neve, as temperaturas foram baixas durante todo o dia no Sul do Brasil. A mínima foi de 3,6 graus abaixo de zero em Cambará do Sul (RS). As máximas não passaram de 14 graus em Mostardas (RS), 11 graus em Itapoá (SC) e 19 graus em Paranapanema (PR) segundo o 8º Distrito de Meteorologia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host