UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 19h00

Vazamento de esgoto polui rio em Itapeva-SP

Sorocaba - O vazamento de esgoto numa estação elevatória da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) poluiu o rio Pilão D'Água, usado para o abastecimento de Itapeva, a 285 quilômetros de São Paulo. O problema ocorreu na segunda-feira, mas até hoje os moradores reclamavam do mau cheiro.

Segundo eles, houve também a morte de peixes em razão do excesso de poluição. De acordo com a Sabesp, o problema ocorreu em razão da queima dos motores da estação elevatória, localizada próxima do Pilão d'Água. O esgoto coletado na região deixou de ser bombeado para a estação de tratamento e vazou, atingindo o manancial.

Funcionários da companhia de saneamento ligaram motores auxiliares e contiveram o vazamento. De acordo com a Sabesp, o abastecimento não foi prejudicado porque o despejo ocorreu em local abaixo da represa usada para captação de água. Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) recolheram amostras da água para avaliar o possível dano ambiental.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host