UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 13h35

Light instalará sensor para evitar explosão de bueiros

São Paulo - A Light, concessionária de energia do Estado do Rio de Janeiro, vai instalar sensores para evitar explosões nas galerias subterrâneas e bueiros. Serão 720 aparelhos considerados mais sensíveis, com o monitoramento remoto, o que vai permitir a fiscalização em tempo real para detectar qualquer ocorrência nas galerias.

Até 2014, a nova tecnologia estará instalada em todas as quatro mil galerias, segundo a Light. O anúncio foi feito hoje, durante uma teleconferência da empresa para divulgar os resultados do segundo trimestre de 2010.

Ontem, a empresa informou que recebe ainda esta semana do Centro de Pesquisa Energética (Cepel) o laudo da perícia feita no bueiro de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, que explodiu no final de junho e deixou gravemente ferido um casal de norte-americanos.

Outra medida anunciada hoje é a mudança na contratação de funcionários para o trabalho de operação e manutenção nas câmaras subterrâneas. O serviço passará a ser realizado somente por funcionários da própria Light, ao invés de terceirizados.

A Light também iniciou nos últimos dias a mudança nas tampas das oito mil caixas de inspeção para aperfeiçoar a ventilação e permitir a saída de gases combustíveis, eventualmente existentes na rede subterrânea da empresa. Além disso, a empresa vai continuar instalando trancas nos bueiros que dão acesso às redes subterrâneas, para evitar que as pessoas entrem pelas galerias para roubar cabos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host