UOL Notícias Notícias
 
12/08/2010 - 14h36

Presos 21 suspeitos de contrabando e homicídios no CE

São Paulo - Pelo menos 21 pessoas foram presas na manhã de hoje durante a Operação Canal Vermelho, da Polícia Federal (PF), deflagrada para reprimir crimes de contrabando, descaminho e homicídios, praticados por uma organização criminosa. O grupo contava com o apoio de policiais militares que faziam a segurança de três lojas e dois depósitos localizados em Fortaleza (CE). A ação policial prevê o cumprimento de dez mandados de prisão preventiva, 11 de prisão temporária e 13 de busca e apreensão.

As investigações partiram do inquérito policial que apura a tentativa de homicídio contra um auditor da Receita Federal, ocorrida no dia 9 de dezembro de 2008. Segundo a PF, as ações do auditor de fiscalização e apreensão de mercadorias, provenientes de contrabando e descaminho, estavam prejudicando os trabalhos da organização criminosa, que é liderada por um estrangeiro de nacionalidade iraniana.

Durante a apuração foi confirmado que o iraniano mandava os policiais militares ou pessoas por eles recrutadas executarem aqueles que viessem a prejudicar ou interferir nas atividades do grupo. Há indícios de que a organização seja responsável direta ou indireta por pelo menos 11 execuções nos últimos dois anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h00

    -0,08
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h00

    1,73
    63.748,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host