UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 07h29

Bolsa de Tóquio fecha em queda de 0,6% após PIB fraco

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda depois que a divulgação de dados do Produto Interno Bruto (PIB) mais fracos do que o esperado deflagrou vendas de ações de exportadoras como Sony e TDK, ante o temor de uma desaceleração do crescimento econômico. O índice Nikkei 225 recuou 56,79 pontos, ou 0,6%, e fechou aos 9.196,67 pontos.

De acordo com os observadores, a tensão decorrente de um possível fortalecimento do iene pode continuar pesando sobre as ações. Alternativamente, contudo, eles afirmam que a expectativa por uma intervenção do Banco do Japão (BoJ, banco central) pode impedir uma queda acentuada da bolsa.

O PIB do Japão se expandiu a uma taxa anualizada de 0,4% no segundo trimestre, muito mais baixa do que os 2,3% de crescimento previstos pelos economistas, conforme anunciou o Escritório do Gabinete de Governo antes da abertura do mercado. "Se o banco central não fizer nada, isso pode ser interpretado negativamente pelos mercados de câmbio (e consequentemente pelas bolsas)", disse Tsuyoshi Kawata, estrategista da Nikko Cordial Securities.

A imprensa local noticiou, porém, que o primeiro-ministro Naoto Kan e o presidente do BOJ, Masaaki Shirakawa, podem se reunir nesta semana para discutir a recente apreciação do iene e formas de enfrentá-la. As informações são da Dow Jones

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host