UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 07h30

Tóquio cede 0,4% e fecha no menor nível do ano

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda, com o índice Nikkei 225 na menor pontuação do ano, uma vez que a preocupação com a alta do iene continuou a castigar as ações da Tokyo Electron, da Olympus e de outras empresas de tecnologia, a despeito de um certo otimismo com uma possível reunião entre o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, e o presidente do Banco do Japão (BOJ, banco central), Masaaki Shirakawa, no começo da próxima semana. O índice Nikkei 225 caiu 34,99 pontos, ou 0,4%, e fechou aos 9.161,68 pontos, o menor nível desde 27 de novembro. O volume negociado foi o segundo mais baixo do ano.

Logo após a abertura, o Nikkei mergulhou para perto da mínima intraday de 13 meses, atingida na semana passada, na medida em que as ações de empresas exportadoras eram vendidas sob o pretexto dos fracos dados econômicos divulgados ontem nos EUA. Mas as perdas diminuíram após a imprensa local informar que o governo estuda novas medidas para estimular a economia, diante dos números sombrios do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, anunciados ontem.

O sentimento do mercado melhorou ainda mais à tarde, após a Fuji TV noticiar que Kan e Shirakawa devem se reunir na próxima segunda-feira para discutir a recente valorização do iene. "Ficou mais fácil para o BOJ agir depois dos dados fracos do PIB", afirmou Yoshinori Nagano, estrategista da Daiwa Asset Management. "Há uma possibilidade muito alta (de que o BOJ tome mais algumas medidas) se as ações caírem e o iene subir além dos níveis atuais."

O banco central, segundo Nagano, pode tomar medidas simbólicas, como expandir sua atual linha de crédito de 20 trilhões de ienes, caso o dólar fique abaixo dos 85 ienes e o Nikkei desça para menos de 9 mil pontos. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host