UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 10h05

PF prende 3 em operação contra venda ilegal de madeira

São Paulo - A Polícia Federal (PF) prendeu nesta manhã três pessoas durante a Operação Acuti, deflagrada hoje no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Pará. Duas pessoas foram presas no Pará e uma, no Rio Grande do Sul. De acordo com a PF, a operação busca combater a venda e o transporte de madeira cuja extração é ilegal. Os agentes cumprem mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Três Cachoeiras (RS), Sombrio e Jacinto Machado (SC) e Marabá (PA).

A investigação, iniciada em abril na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, tem como foco a extração e comércio que envolvem espécies sob extinção na região amazônica, especialmente a castanheira. A madeira extraída abastecia empresa de fabricação de carrocerias de caminhão.

Durante a fase de investigação foram apreendidos documentos de Origem Florestal, Notas Fiscais e Guias Florestais, com indícios de falsidade. Também foram apreendidos cem metros quadrados de madeira, identificada como castanheira, e dois caminhões empregados no transporte. Participaram da ação 34 policiais federais e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host