UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 19h55

RR registra mais 9 casos suspeitos de dengue tipo 4

Brasília - Uma semana depois de o governo confirmar três casos de dengue tipo 4 no País - todos em Boa Vista (RR) - mais nove suspeitas da doença foram registradas pelo Ministério da Saúde. Além de sete ocorrências novas na capital de Roraima, duas foram registradas em cidades próximas, Cantã e Normandia. Técnicos de saúde iniciaram investigações para saber onde os dois pacientes contraíram o vírus.

"Ainda não podemos afirmar que a doença esteja espalhando para outras cidades", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho. "Seja como for, qualquer caso novo de dengue 4 preocupa", completou.

No caso do paciente de Normandia, a hipótese mais provável é de que a infecção tenha sido contraída em Boa Vista. "Trata-se de uma paciente indígena, que veio para capital acompanhar um parente", afirmou Coelho. O paciente de Cantã ainda não foi localizado. Diante do aumento de casos suspeitos, o coordenador viajou a Roraima para preparar uma nova estratégia de combate na região.

Entre as ações estabelecidas estão o fumacê em toda a cidade e visita aos bairros onde casos suspeitos da doença foram identificados. Cerca de 40 homens das Forças Armadas deverão participar da ação. O fumacê deve começar na próxima segunda. Técnicos vão avaliar também o comportamento histórico da dengue na região.

Queda

Coelho afirma que a epidemia começa a apresentar tendência de queda no Estado. "Vamos avaliar como a dengue se comportou em anos anteriores para poder estruturar da melhor forma as ações de emergência", disse.

Coelho avalia ainda ser pouco provável que o País registre ainda este ano epidemia por vírus tipo 4. "A sorte é que o tempo está seco em todo País", disse. Os esforços estão concentrados para evitar que a doença consiga ultrapassar Roraima. O Estado registrou até agora 8.342 casos de dengue, um número 44,5% maior do que o contabilizado em 2009. A capital Boa Vista concentra 62% das ocorrências.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host