UOL Notícias Notícias
 
22/08/2010 - 17h56

Baixa umidade deixa São Paulo em estado de atenção

São Paulo - Por causa do tempo ensolarado e seco, a Defesa Civil de São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção na tarde deste domingo devido à baixa umidade do ar. Quase todas as estações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mediram umidade abaixo de 30%. O Mirante de Santana, estação automática do Inmet, registrou por volta das 15 horas umidade relativa do ar de apenas 20%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, níveis de umidade do ar abaixo de 12% caracterizam situação de emergência e entre 12% e 20% indicam situação de alerta.

A Defesa Civil também alertou que as condições atmosféricas permanecem desfavoráveis para a dispersão de poluentes, o que prejudica a qualidade do ar na Grande São Paulo. As estações meteorológicas registraram nesta tarde temperaturas de 30,1º graus em Pirituba e Jaraguá, na zona noroeste, e de 27,5 graus em Parelheiros, na zona sul.

A tendência para toda a semana é que a massa de ar seco e quente no centro do País, associada a um bloqueio atmosférico, continue impedindo o avanço e a formação de sistemas que tragam chuva ao Sudeste. A previsão é de uma semana de calor, com temperaturas ultrapassando os 30 graus e, também, de baixa umidade, que pode colocar a cidade em estado de atenção durante toda a semana.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10 horas e 17 horas e não pratique exercícios entre as 11 horas e 15 horas. É aconselhável também a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h20

    0,38
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h26

    0,29
    74.659,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host