UOL Notícias Notícias
 
27/08/2010 - 07h43

Tóquio sobe 1% com expectativa de medida sobre iene

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta, uma vez que ações de empresas exportadoras, como Sony e Honda Motor, viraram para cima com a notícia de que o governo japonês estaria planejando anunciar medidas para enfrentar a recente valorização do iene. O índice Nikkei 225 avançou 84,58 pontos, ou 1%, e fechou aos 8.991,06 pontos.

As ações estavam em queda desde a abertura, com os investidores aguardando nervosamente mais pistas sobre o cenário econômico dos EUA. Nesta sexta-feira, saem dados do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano no segundo trimestre e o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, faz um pronunciamento.

As perdas, porém, foram apagadas à tarde depois que começaram a ser veiculadas as notícias de que o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, daria uma entrevista coletiva para tratar da apreciação do iene e detalhar medidas adicionais para estimular o crescimento da economia. Mais tarde, o gabinete do primeiro-ministro informou que Kan faria breves declarações à imprensa quando visitasse uma fábrica numa região industrial de Tóquio.

Após o fechamento da Bolsa, o primeiro-ministro limitou-se a dizer que tomará "uma medida decisiva", quando necessário, para conter a valorização da moeda. Ele acrescentou que vai se reunir com o presidente do Banco do Japão (BOJ, banco central), Masaaki Shirakawa, quando este retornar de uma viagem aos EUA. As informações são da Dow Jones

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h29

    0,19
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h32

    0,67
    63.680,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host