UOL Notícias Notícias
 
15/09/2010 - 17h33

Meningite causa morte de menina de 2 anos em Tatuí-SP

Sorocaba, SP - Uma menina de dois anos e meio morreu depois de contrair meningite bacteriana em Tatuí, a 137 quilômetros de São Paulo. A morte ocorreu na sexta-feira, mas a causa só foi divulgada hoje. A doença foi diagnosticada em outra criança, de quatro anos. Ela foi encaminhada em estado considerado grave para um hospital de Campinas e permanecia, no final da tarde, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A criança que morreu tinha sido atendida no Pronto Socorro Municipal na tarde de quinta-feira. Depois de ficar em observação, foi liberada. Como não apresentou melhora, a mãe retornou à unidade no dia seguinte. Só então a doença foi diagnosticada. Como Tatuí não tem UTI infantil, a paciente seria encaminhada para uma unidade de Itapevi, na Grande São Paulo, mas morreu antes de ser transferida. Familiares reclamaram da demora no diagnóstico e da falta de atendimento especializado.

De acordo com o médico Fábio Fucci, da Secretaria Municipal da Saúde, no caso da menina foi feita a coleta de líquor - líquido cefalorraquidiano - para a identificação da bactéria em exame realizado no Instituto Adolfo Lutz. O resultado, segundo ele, foi obtido no mesmo dia e o tratamento foi iniciado. Ele disse que a maioria dos casos de meningite é curada e atribuiu a morte da criança a uma fatalidade. "Todos os procedimentos foram feitos."

Desde o último dia 8, a secretaria realiza a vacinação contra a meningite C, mas apenas para crianças com idade entre 1 e 2 anos. Tatuí recebeu na primeira semana cerca de 550 doses, quantia que supre um terço da população na faixa etária da imunização. Novas doses chegarão ao município nas próximas semanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h29

    -0,67
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h30

    0,55
    68.728,81
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host