UOL Notícias Notícias
 

30/10/2008 - 18h25

Bachelet diz que jovens serão os primeiros a sofrer o desemprego com a crise

ANSA
SAN SALVADOR, 30 OUT (ANSA) - A crise financeira mundial levará 20 milhões de pessoas ao desemprego e afetará primeiro os jovens, advertiu hoje a presidente do Chile, Michelle Bachelet, durante seu discurso na 18ª Cúpula Ibero-americana, que acontece até amanhã em El Salvador.

Segundo Bachelet, os efeitos da crise ainda serão sentidos, por isso propôs que a cúpula decida medidas a ser tomadas contra esses efeitos. Bachelet declarou que é importante limitar o impacto que a crise irá gerar nas economias emergentes e defendeu a criação de linhas de crédito de curto prazo pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A presidente chilena disse ser necessário desenvolver um sistema financeiro integrado, transparente e com responsabilidade, acrescentando que deve haver solidez nos bancos e que qualquer reforma deve também levar em conta a opinião dos países emergentes.

Bachelet disse ainda que a resposta internacional à crise deve ir além do campo financeiro e apontar soluções também ao campo social e pediu aos seus colegas participantes da cúpula que realizem um esforço especial para melhorar a situação dos jovens ibero-americanos, desenvolvendo programas que incluam o acesso à cultura, ao esporte, ao emprego e à educação, que devem ser feitos desde o início da vida dos jovens, argumentando que é mais difícil corrigir as desigualdades depois.

Já a presidente da Argentina, Cristina Fernández, afirmou hoje que os países ibero-americanos devem ser escutados "na reconstrução de um novo modelo econômico livre da especulação".

"É necessário reconstruir uma multilateralidade", disse Cristina durante a sessão plenária da cúpula ocorrida hoje.

"Os novos atores internacionais terão que ser escutados", porque "o mundo pede novos paradigmas e modelos", disse a presidente argentina. "As crises trazem grandes oportunidades, mas devemos nos preparar, porque a crise sempre termina afetando os que têm menos oportunidades", completou. (ANSA)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host