UOL Notícias Notícias
 

30/10/2008 - 10h43

Quase 4 milhões de imigrantes vivem na Itália, indica relatório

ANSA
ROMA, 30 OUT (ANSA) - O relatório anual sobre a imigração na Itália, desenvolvido pela Caritas Italiana e pela Fundação Migrantes, foi apresentado hoje em Roma. O documento apresenta um retrato da imigração no ano de 2007.

Os imigrantes regulares na Itália são quase quatro milhões, ou seja, 6,7% da população italiana, sendo que a média européia em 2006 era 6%, indica o dossiê. A maior comunidade estrangeira -- que dobrou em dois anos -- é a romena, superando um milhão de pessoas.

No último ano, a população estrangeira no país aumentou em cerca de meio milhão. Cerca de 62,5% dos imigrantes vivem no norte, 25% no centro e apenas cerca de 10% da população estrangeira vive no sul.

"Pelo menos meio milhão de estrangeiros já estão sediados na Itália e inseridos no mercado de trabalho informal, apesar de não possuírem documentação adequada", estima o dossiê.

Entre os imigrantes, o trabalho informal "é enormemente difundido não apenas [trabalhando] para famílias, mas também nas empresas, com uma amplitude desconhecida em outros países industrializados".

O estudo afirma ser necessário "uma gestão mais eficaz do mercado de trabalho".

Mais de 800 mil trabalhadores estrangeiros estão inscritos nos sindicatos. A alta taxa de inscrição é, segundo o dossiê, um forte indicador da presença dos trabalhadores estrangeiros na economia italiana.

Os imigrantes compõem 21% dos trabalhadores sindicalizados em atividade. Em três anos, dobrou o número de estrangeiros que obtiveram cidadania italiana, atingindo 38.466 em 2007.

No entanto, apesar do aumento, o número de cidadanias concedidas ainda é um dos mais baixos da Europa, onde duas mil pessoas recebem esse benefício diariamente.

O relatório ainda revela que os estrangeiros na Itália são responsáveis por 9% do PIB nacional.

As remessas de dinheiro enviadas pelos imigrantes para o exterior atingiram a marca de seis bilhões de euros anuais, e a maior parte dos valores é enviada para a China e as Filipinas. (ANSA)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host