UOL Notícias Notícias
 

03/11/2008 - 10h04

Para ex-premier italiano, Obama é 'imagem de um novo EUA'

ANSA
ROMA, 3 NOV - Faltando um dia para as eleições nos EUA, o ex-primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, elogiou "a capacidade de mudança da sociedade norte-americana" testemunhada pela candidatura do democrata Barack Obama à presidência.

"A raça, até a pouquíssimo tempo atrás, era a fratura insanável dos EUA. Hoje um candidato negro é o mais provável presidente dos EUA", escreveu Prodi em sua coluna no jornal Il Messaggero.

O ex-chefe de Governo lembrou que "após anos de progressivo isolamento, são os próprios norte-americanos a oferecerem ao mundo um novo rosto. Um rosto que apresenta também a imagem de um novo EUA".

Já o ex-presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi ponderou sobre a crise financeira mundial. Para ele, "a primeira coisa que o presidente norte-americano deve fazer é promover uma conferência mundial que deverá dar luz a uma nova organização global".

Ciampi lançou o apelo a "qualquer um dos dois que prevalecer entre Obama e (John) McCain" na disputa pela presidência norte-americana.

Segundo Ciampi, para reagir à crise econômica não basta apenas "mudar as políticas econômicas, dosar intervenções, mas é preciso também repensar e refundar as instituições internacionais" nascidas com os acordos de Bretton Woods.

Uma responsabilidade que, para o ex-presidente, "é dos EUA em primeiro lugar, junto com a Europa", que deverá ser "o primeiro interlocutor". (ANSA)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host