UOL Notícias Notícias
 

04/11/2008 - 19h59

EUA-Eleição: Imigrantes latinos de Washington votam em Obama

ANSA
WASHINGTON, 4 NOV (ANSA) - Os bairros com alto índice de imigrantes latinos de Washington demonstraram hoje o seu apoio ao candidato democrata Barack Obama.

Entre os eleitores do senador do Illinois está Donna Maria Artuso, de 54 anos, que afirmou ser imigrante. "Essa é a minha primeira eleição. Estou convencida de que será um dia magnífico para Barack Obama e para os EUA", disse.

A vontade de mudança, a espinha dorsal do discurso do democrata ao longo da campanha, ressoa fundo no eleitorado latino.

"Basta com as guerras no Iraque e no Afeganistão e, com uma economia falida, precisamos de um presidente que possa entender as dificuldades e as necessidades de quem está à margem da sociedade. E essa pessoa não pode ser John McCain", afirmou Ferdinando Rodriguez, de 41 anos e que vive na capital dos EUA há 14 anos.

Pedro Garcia, de 44 anos, também compartilha esse ponto de vista. "Votei em Obama, porque acredito que possa representar as diversas comunidades presentes em Washington. Espero que chame apenas pessoas competentes, disse, após votar.

Segundo a última pesquisa da agência Zogby, 78% dos eleitores latinos apóiam o candidato democrata, enquanto apenas 13% declararam preferir McCain.

O voto latino foi determinante nas eleições de 2004, quando George W. Bush foi reeleito de forma polêmica graças aos votos do estado da Flórida, que concentra uma expressiva comunidade de imigrantes latinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host