UOL Notícias Notícias
 

07/11/2008 - 11h11

Al-Qaeda pede que Obama se converta ao islamismo

ANSA
BEIRUTE, 7 NOV (ANSA) - A Al-Qaeda divulgou nesta sexta-feira uma mensagem na internet na qual pede "aos novos chefes da Casa Branca e a seus aliados em países cristãos" que se "convertam ao Islã" e que retirem suas tropas dos países islâmicos.

A mensagem de três páginas é assinada por Abu Omar al Baghdadi, "líder do Estado Islâmico do Iraque" e ligado aos grupos armados comandados pelo braço iraquiano da Al-Qaeda, a rede liderada por Osama Bin Laden.

"Hoje, em nome de meus irmãos no Iraque, Afeganistão, Somália, Tchetchênia, proponho pelo bem de vocês e de nós: voltem à neutralidade, retirem suas forças e voltem a suas terras, não interfiram nos assuntos de nossos países, nem direta e indiretamente", acrescentou o texto.

A mensagem também faz um pedido de libertação dos prisioneiros muçulmanos no Iraque, Afeganistão e na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba.

O texto afirma que foram feitos prisioneiros "idosos, crianças, pobres cidadãos, colocando-os em suas prisões injustas com o pretexto de terrorismo mas, digam-me, quem é o terrorista?".

A mensagem, publicada no site Al Hesbah, adverte também as novas autoridades norte-americanas a "não apoiarem os colaboracionistas".

Abu Omar al Baghdadi se dirige a Obama e aos dirigentes dos países aliados dos Estados Unidos em um tom que expressa, segundo disse, "boas maneiras" e que não busca ameaçar ou "fazê-los sentir as coisas que devem sentir aqueles que são injustos".

Ao evocar os desastres naturais que afetaram os Estados Unidos, como os recentes furacões, a mensagem afirma que "a sua é uma civilização de papelão, pois se interrompe a eletricidade e quebra o computador, volta-se à Pré-história".

Por último, o grupo pede ao presidente eleito, Barack Obama, a seus colaboradores futuros e a seus "agentes de segurança", que reflitam sobre o conteúdo da mensagem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h29

    -0,15
    3,174
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h30

    0,28
    68.170,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host