UOL Notícias Notícias
 

10/11/2008 - 13h12

Greve geral dos transportes paralisa Itália

ANSA
ROMA, 10 NOV (ANSA) - A greve geral dos transportes públicos, realizada hoje na Itália, obteve uma adesão "quase total", segundo os sindicatos que decretaram a iniciativa, obtendo uma adesão nacional acima dos 84%.

Para o sindicato Fit-Cisl (Federação Italiana dos Transportes-Confederação Italiana de Sindicatos dos Trabalhadores), a greve de hoje foi "um sucesso unânime entre os trabalhadores" com "adesões quase que totais".

O sindicato ainda destacou que "a forte determinação dos trabalhadores por um novo contrato é ainda mais indispensável agora em um momento de grave crise econômica, que impõe uma imediata recuperação salarial."

A Fit-Cisl lembra que os sindicatos esperam "há mais de um ano" um diálogo com o governo, e que "a greve atual, que estava prevista para setembro, foi adiada duas vezes na tentativa de encontrar uma solução positiva e poupar os trabalhadores e cidadãos".  Mas "ninguém moveu um dedo, nem os empregadores, nem o governo", acrescentou.

Para o secretário-geral da Fit-Cisl, Claudio Claudini, "o governo deve convocar imediatamente as partes e iniciar uma negociação para obter rapidamente um acordo que, como demonstram os fatos, os trabalhadores querem e estão dispostos a sustentar com a máxima energia e de todas as maneiras".

A greve dos transportes na Itália se estendeu a todo o território nacional. Segundo a empresa de transporte de Milão, 68% dos ônibus e bondes ficaram parados. No entanto, os sindicatos falam de uma paralisação de 80% na cidade.

Em Roma, 73% dos ônibus não estão circulando e, assim como em Milão, o metrô permanece fechado durante o dia inteiro, enquanto 80% dos trabalhadores das ferrovias estatais, que ligam as várias regiões do país, aderiram à greve.

A adesão em cidades como Bologna, Nápoles, Veneza e Gênova foi acima de 90%, causando grandes engarrafamentos de automóveis nas cidades. Em Turim, 76% dos motoristas de ônibus e de bondes participaram da greve.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    0,68
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h07

    -0,80
    74.790,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host