UOL Notícias Notícias
 

11/11/2008 - 13h46

Vaticano reafirma posição contrária quanto a células-tronco e eutanásia

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 11 NOV (ANSA) - O presidente do Pontifício Conselho de Saúde, cardeal Javier Lozano Barragán, declarou em entrevista à ANSA que o Vaticano é contrário ao uso de células-tronco provenientes de embriões e que considera "uma monstruosidade desumana" a suspensão da hidratação e da alimentação de pacientes em estado vegetativo.

"As células-tronco embrionárias não servem para nada", disse o cardeal.

O "não" ao uso de células-tronco embrionárias, continuou Barragán, "vale para todo o mundo", portanto, também para os Estados Unidos, cujo presidente eleito, Barack Obama, comentou a possibilidade de revisar as normas que regulam a questão em seu país.

Por outro lado, o cardeal considerou excessivo que a cada ano morram quatro milhões de recém-nascidos durante os primeiros 26 dias de vida e que deve ser feito o possível para salvar esses bebês, assegurando a eles a máxima assistência médica e espiritual.

Quanto à eutanásia, o cardeal disse que "suspender a hidratação e a alimentação de um paciente em estado vegetativo piora suas condições, e a terrível morte por fome e sede imposta é uma monstruosidade desumana e um assassinato".

O comentário de Barragán surge em meio à expectativa da emissão da sentença da Suprema Corte italiana sobre o caso de Eluana Englaro, uma mulher que está em coma irreversível há 16 anos desde que sofreu um grave acidente automobilístico. O seu pai busca obter autorização para interromper sua hidratação e alimentação.

O cardeal ressaltou que para a Igreja "o excesso terapêutico não é nunca recomendado, mas a hidratação e a alimentação não pertencem a essa categoria", acrescentando que "alguns reclamam que junto da alimentação são administrados também remédios que a mantêm viva: nesse caso, o que digo é que tirem esses medicamentos".

O caso de Englaro, disse Barragán, é diferente do caso dos pacientes que se encontram "em sua última agonia", para os quais "alimentação e hidratação se tornam inúteis".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,05
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h23

    0,15
    74.553,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host