UOL Notícias Notícias
 

13/11/2008 - 16h54

Itália: Presidente saúda imigrantes naturalizados e pede fim de "velhos preconceitos"

ANSA
ROMA, 13 NOV (ANSA) - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse hoje que "é preciso derrubar os velhos preconceitos" para criar "um clima de abertura e valorização dos estrangeiros que se tornaram italianos".

Tais declarações vieram durante um ato no Palácio Quirinale, sede da presidência, em que Napolitano ofereceu um simbólico "abraço festivo" aos imigrantes que se naturalizaram italianos.

"Em um clima com essas características, podem ter êxito as políticas que querem chegar ao estabelecimento de regras para transformar não só em mais fecunda e pacífica a convivência com os estrangeiros, mas também dar uma melhor acolhida ao número crescente de novos cidadãos", destacou.

Referindo-se aos estrangeiros que se naturalizaram -- pelo menos 39 mil durante o ano de 2007, segundo estatísticas oficiais -- Napolitano apontou que "essa onda de novas energias vindas de todas as partes do mundo que têm escolhido firmar raízes em nosso país constitui um fator de frescor e de força para a nação italiana".

Por sua vez, o ministro do Interiror, Roberto Maroni, presente no ato na sede presidencial, indicou que nos últimos anos houve um crescimento de concessões de cidadania italiana, pulando de 19.226 (em 2005) para 38.466 (2008).

No entanto, o ministro destacou que é necessário um "compromisso por parte das instituições para que a integração dos imigrantes seja eficaz, algo que não poderia ser garantido com a abertura indiscriminada das fronteiras".

O ministro Maroni é membro do partido Liga Norte (integrante da coalizão governista Povo da Liberdade, do premier Silvio Berlusconi), organização que é contra a acolhida de estrangeiros no país e que busca a independência da região norte da Itália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host