UOL Notícias Notícias
 

18/11/2008 - 15h18

México abrirá Casa da América Latina com apoio de Garcia Márquez

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 18 NOV (ANSA) - A Casa da América Latina, destinada a promover a cultura na região, será inaugurada em 2010, na Cidade do México, com o apoio do colombiano Gabriel Garcia Márquez e do mexicano Carlos Fuentes, os dois principais escritores da região.

O projeto, apresentado pelas autoridades da capital mexicana, também contará com a ajuda do escritor argentino Tomás Eloy Martínez, e da sul-africana Nadine Gordimer, prêmio Nobel de Literatura, assim como do secretário ibero-americano Enrique Iglesias.

A instituição terá como sede o antigo Colégio de San Ildefonso, no centro histórico da capital mexicana. A criação da Casa da América Latina acontecerá no âmbito das comemorações do bicentenário da independência de diversos países da América Latina e do centenário da Revolução Mexicana.

O anúncio também coincidiu com o início do ciclo de homenagens realizadas no México ao escritor Carlos Fuentes, em ocasião de seus 80 anos.

Trata-se de um "novo veículo de vinculação e diálogo entre os países ibero-americanos para refletir sobre como compensar os déficits sociais da nossa região", explicou Iglesias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host