UOL Notícias Notícias
 

21/11/2008 - 18h33

Chanceler italiano discute ampliação do Canal do Panamá

ANSA
ROMA, 21 NOV (ANSA) - O chanceler italiano, Franco Frattini, irá ao Panamá para tratar do projeto de ampliação do Canal do Panamá, obra cuja licitação desperta o interesse de empresas italianas.

Durante a visita, que ocorre entre 30 de novembro e 1º de dezembro, o chanceler se encontrará com o ministro das Relações Exteriores e vice-presidente panamense, Samuel Lewis, e com o administrador do Canal do Panamá, Alberto Aleman Zubieta.

Está prevista também a assinatura de um acordo bilateral para a promoção e proteção de investimentos, informou o porta-voz da Chancelaria italiana, Pasquale Ferrara.

Os trabalhos de ampliação do canal, iniciados em setembro de 2007 e com conclusão prevista para 2014, permitirão a passagem de grandes embarcações, com cargas de até 12 mil contêineres. Atualmente, os navios que podem passar pelo canal têm capacidade para transportar somente 5 mil.

O projeto, que prevê licitação de contratos para a realização da obra, é subdividido em três grandes seções.

A primeira diz respeito à construção de um canal para o acesso às rotas de navegação, seguida do aumento da profundidade das entradas. Por fim, o projeto prevê a construção de um "terceiro sistema de eclusa", com custos de cerca de US$ 4 bilhões.

As empresas italianas, que serão defendidas por Frattini, pretendem participar da licitação da terceira parte, para a qual as propostas poderão ser feitas a partir de março de 2009.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    0,17
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h08

    -0,60
    63.703,90
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host