UOL Notícias Notícias
 

21/11/2008 - 11h28

Erupção de vulcão na Colômbia deixa um ferido

ANSA
BOGOTÁ, 21 NOV (ANSA) - Uma pessoa ficou ferida, centenas foram evacuadas e duas pontes foram danificadas em conseqüência de duas avalanches ocasionadas pela erupção do vulcão Nevado del Huila, ocorrida na noite de ontem, informou hoje a Direção Nacional de Prevenção e Atenção a Desastres.

Até a manhã de hoje, não havia sido informado nenhum caso de vítima fatal, mas o Instituto Colombiano de Geologia e Mineração ativou o alerta máximo, "nível vermelho", que adverte "erupção iminente ou em curso".

O único ferido registrado é da região de Belalcazar, no departamento de Huila, sul do país, onde foi retirado o maior número de moradores, por ser a população mais próxima ao vulcão.

Em 14 de abril desde ano, o vulcão Nevado del Huila entrou em atividade sem causar vítimas e nem danos, mas também na época houve um plano de evacuação.

O vulcão está localizado sobre a cordilheira central da Colômbia, no limite ente os departamentos de Huila, Tolima e Cauca, a uma altura de 5.364 metros sobre o nível do mar, sendo o maior dos Andes colombianos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host