UOL Notícias Notícias
 

24/11/2008 - 09h39

Venezuela-Eleições: Oposição vence em 3 dos 4 principais municípios

ANSA
CARACAS, 24 NOV (ANSA) - Apesar da vitória em termos absolutos do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Hugo Chávez, nas eleições regionais desse domingo, a oposição conseguiu conquistar três das quatro jurisdições mais importantes do país.

Segundo uma nota oficial do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) emitida à meia-noite de hoje, com 95,67% dos votos apurados o PSUV elegeu 17 governadores, enquanto a oposição conquistou os estados de Zulia, Miranda, Carabobo e Táchira, informou, por sua parte, o jornal El Nacional.

A vitória do antichavismo em Zulia (2.141.055 eleitores) Miranda (1.781.361) e Carabobo (1.338.601), confere à oposição o controle sobre 37% dos cidadãos venezuelanos habilitados a votar. Os adversários de Chávez também obtiveram uma importante vitória em quatro dos cinco municípios que formam o Distrito Metropolitano de Caracas, composto por Cachao, Baruta, El Hatillo, Sucre e Libertador.   Apenas o candidato governista Jorge Rodríguez conseguiu salvar o PSUV de não obter o controle de nenhum dos municípios de Caracas ao vencer em Libertador, terceira prefeitura mais importante no país - atrás de Zulia e Miranda - na qual se concentram 1.506.039 eleitores.   Pela primeira vez nos últimos quatro anos o chavismo será minoria no Conselho Metropolitano de Governo, sendo representado apenas por Jorge Rodríguez.

Ao tomar conhecimento dos resultados o PSUV aceitou a derrota nos estados onde os informes eram oficiais, não reconhecendo a vitória da oposição em Carabobo e Táchira, pois segundo disse Chávez, é preciso aguardar a confirmação para comemorar ou não.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host