UOL Notícias Notícias
 

26/11/2008 - 18h14

Argentina receberá fórum América Latina-Leste Asiático

ANSA
BUENOS AIRES, 26 NOV (ANSA) - A Argentina será sede, em abril do ano que vem, de uma reunião do Fórum de Cooperação América Latina-Leste Asiático (Focalae), que contará com a presença de representantes de 18 países latino-americanos e 15 asiáticos.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira pela chancelaria argentina, ao término de um encontro entre os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, e da Malásia, Rais Yatim, ocorrido em Buenos Aires.

Taiana lembrou que a Argentina, como país coordenador da região latino-americana do Focalae, está organizando o encontro com o objetivo de definir a agenda de uma outra reunião da organização, esta ministerial, que será realizada em Tóquio alguns meses depois.

Reunidos, os chanceleres de Argentina e Malásia discutiram a crise financeira internacional. Segundo informações do governo argentino, ambos concordaram "sobre a necessidade de uma reforma estrutural de nível internacional que possa gerar uma nova ordem financeira, baseada na cooperação e com um peso mais representativo dos países em desenvolvimento".

A Malásia é o maior cliente comercial da Argentina entre os dez membros da Associação do Sudeste Asiático (Asean). O comércio bilateral entre as duas nações é de cerca de US$ 900 milhões, quatro vezes mais que o número registrado em 2002, de US$ 261,2 milhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host