UOL Notícias Notícias
 

26/11/2008 - 15h34

Itália celebra 100 anos de Levi-Strauss com lançamentos

ANSA
ROMA, 26 NOV (ANSA) - O mercado editorial italiano comemora o centésimo aniversário do antropólogo Claude Levi-Strauss, considerado um grande nome da Antropologia Estruturalista, relançando três obras que resgatam sua contribuição para os progressos dos modernos estudos antropologia.

Uma delas é "Elogio Dell'Antropologia", uma edição pequena, de apenas 52 páginas, que será vendido a nove euros no país.

"A nossa ciência atingiu a maturidade no dia em que o homem ocidental começou a perceber que nunca teria entendido a si mesmo enquanto, sobre a face da Terra, uma só raça, um só povo, fosse por ele tratado como um objeto", escreve o intelectual no "Elogio Dell'Antropologia".

Os leitores e estudantes italianos terão à disposição também a obra "Cristi di Oscure Speranze", organizada por S. Ronchey e G. Scaraffina. Trata-se de outra obra curta, com 64 páginas que custará seis euros.

Já a obra "Ragione Strutturale e Universi di Senso - Saggio sul Pensiero Di Claude Levi-Strauss", de Sérgio Moravia, se dispõe, ao longo de suas 496 páginas, a estudar os aspectos mais relevantes da obra do antropólogo.

Será publicada também na Itália uma entrevista com Levi-Strauss feita por Ronchey e Scaraffia, na qual o antropólogo afronta temas que vão desde a dieta vegetariana em oposição ao consumo de carnes até as transformações da família na época contemporânea.

Esses lançamentos se juntam à recente republicação do clássico "Tristes Trópicos", pela editora Il Saggiatore.

Levi-Strauss nasceu em Bruxelas, em 1908, se formou em Direito e Filosofia pela Sorbonne, uma das mais prestigiosas universidades do mundo e se tornou um dos mais respeitados intelectuais da França depois de publicar "Tristes Trópicos", em 1955.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host