UOL Notícias Notícias
 

27/11/2008 - 10h21

Presidente italiano pede palestinos reconheçam Israel

ANSA
JERUSALÉM, 27 NOV (ANSA) - Em visita oficial ao Oriente Médio, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, falou em Jerusalém sobre a importância do "reconhecimento do Estado de Israel".

"Não se deve nunca cair no terreno da deslegitimação de Israel", disse Napolitano hoje na Universidade Hebraica de Jerusalém.

O chefe de Estado italiano expressou sua "preocupação" pela "dura condição da população em Gaza", mas enfatizou que os palestinos e árabes não podem esquecer "o problema do reconhecimento do Estado de Israel, de reconhecer sua legitimidade, do seu direito à existência e segurança".

Nesse sentido, condenou mais uma vez as afirmações do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad contra a existência do Estado israelense.

"Os judeus sofreram no nosso país as infames perseguições do regime fascista e da ocupação nazista", disse o presidente, que disse que também os italianos "escolheram dar solidariedade e assistência [aos judeus] no momento de maior risco".

O presidente italiano chegou na segunda-feira em Israel, onde se reuniu com o presidente Shimon Peres e o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Hoje, ele vai a Belém para encontrar o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h46

    0,61
    63.042,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host