UOL Notícias Notícias
 

28/11/2008 - 09h56

Cristina Kirchner tenta reaproximação com Igreja católica

ANSA
BUENOS AIRES, 28 NOV (ANSA) - Em um gesto de reaproximação entre seu governo e a Igreja Católica, a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, recebeu na noite dessa quinta-feira a cúpula do Episcopado do país, liderada pelo arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio.

De acordo com o jornal Clarín, além de Bergoglio, o encontro -- realizado na Casa Rosada (sede da presidência) -- contou com a participação dos integrantes da Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina, incluindo seu vice-presidente, monsenhor Luis Villalba, e o secretário-geral, Enrique Erguía Seguí.

"Foi uma reunião protocolar que teve como objetivo levar um cumprimento da Conferência Episcopal à presidente", disse o porta-voz do Episcopado, padre Jorge Oesterheld, que também afirmou que boa parte da audiência foi dedicada à análise dos efeitos da atual crise financeira internacional e seus impactos na economia e na sociedade argentina.

Durante o encontro os bispos insistiram na "necessidade de um diálogo maior entre os diferentes setores da sociedade" e expressaram sua preocupação com a possibilidade de demissões em massa frente à crise.

Cristina disse, por sua parte, que irá trabalhar para gerar "uma cultura do trabalho" e se comprometeu a assistir no próximo dia 22 de dezembro a missa que será celebrada por Bergoglio na Basílica de Luján, como parte da celebração pelos 30 anos da mediação papal no conflito com o Chile pelo Canal de Beagle.

Segundo informou o jornal La Nación, faz quatro anos que nem Cristina nem seu marido e antecessor na presidência, Nestor Kirchner, assistem a uma missa de Bergoglio, considerado, sobretudo pelo ex-presidente, um opositor do governo, principalmente durante os conflitos recentes com os setores agropecuários.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host