UOL Notícias Notícias
 

01/12/2008 - 12h23

Ingrid Betancourt se reúne hoje com Rafael Correa

ANSA
QUITO, 01 DEZ (ANSA) - A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Ingrid Betancourt será recebida hoje em Quito pelo presidente do Equador, Rafael Correa, como parte de seu giro por sete países da América Latina.

A audiência de Betancourt com Correa está programada para 12h30 (15h30, horário de Brasília), no Palácio do Governo, segundo informou a presidência.

No encontro, Betancourt deve agradecer os esforços realizados pelo Equador em busca de sua libertação e pretende iniciar uma gestão para reaproximar esse país da Colômbia. As relações bilaterais entre os dois países vizinhos é tensa desde que uma incursão colombiana realizou operação militar em território equatoriano em 1º de março deste ano.

A ex-candidata presidencial, que permaneceu seis anos sob poder das Farc, chegou a Quito na noite de ontem, por volta das 20h30 locais, acompanhada de sua mãe, Yolanda Pulecio, informou o jornal equatoriano El Comercio.

Betancourt, escoltada por um grupo de policiais, não deu declarações em sua chegada ao aeroporto da capital equatoriana.

Está previsto que a política franco-colombiana dê uma entrevista coletiva logo após o encontro, na Embaixada da França, delegação que coordena sua presença em Quito.

Betancourt anunciou no sábado, na Colômbia, uma campanha sul-americana contra os seqüestros, e também visitará Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Brasil e Venezuela nos próximos dias.

Em sua passagem pelo Brasil, a ex-refém deverá se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima sexta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,32
    3,139
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h58

    -0,53
    75.603,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host