UOL Notícias Notícias
 

03/12/2008 - 16h01

Estados Unidos: Em espanhol, novo secretário de Comércio pede cooperação à América Latina

ANSA
WASHINGTON, 3 DEZ (ANSA) - Em espanhol, o futuro secretário de Comércio dos Estados Unidos, Bill Richardson, mandou um recado aos países da América Latina e do Caribe, após ter sua nomeação confirmada pelo presidente eleito, Barack Obama, nesta quarta-feira em Chicago.

Richardson, que é governador do Novo México e o mais famoso político norte-americano de origem hispânica, pediu aos países da região que "fortaleçam seus vínculos" com Washington e "entendam a importância de um hemisfério unido". A partir do dia 20 de janeiro, será ele o responsável por todas as negociações comerciais do país.

"Digo aos países da América Latina e do Caribe que é necessário fortalecer nossos vínculos e entender a importância de um hemisfério unido", afirmou.

Dentre as questões pendentes que terá de solucionar junto a governos latino-americanos, Richardson precisará destravar a aprovação do Tratado de Livre Comércio (TLC) com a Colômbia.

O acordo, assinado há dois anos, está parado no Congresso justamente pela rejeição do Partido Democrata, que pede mais empenho ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, no combate às violações dos direitos humanos cometidas em seu país.

Richardson também agradeceu à comunidade latina residente nos Estados Unidos pelo apoio dado a Obama nas eleições de 4 de novembro e prometeu seguir lutando para que todos tenham acesso ao "sonho americano".

"Agradeço à nossa comunidade latina pelos votos para o nosso candidato, e agora presidente eleito", disse. "Nosso voto foi a nossa voz, e essa eleição demonstrou a nossa força", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host