UOL Notícias Notícias
 

03/12/2008 - 13h40

Livros: Autor de 'Gomorra' diz que sonha em escrever história de amor

ANSA
BERLIM, 3 DEZ (ANSA) - O escritor e jornalista italiano Roberto Saviano, 29, autor do best-seller "Gomorra", disse à revista alemã Stern que às vezes sonha em escrever uma história de amor, para não ser conhecido somente como "o autor do livro sobre a máfia".

"Não sei se sou capaz de fazê-lo, porque a realidade supera sempre a ficção", acrescentou. "Por isso, sempre continuarei com este gênero bastardo, entre a realidade e a ficção".

O escritor também disse não temer a vingança da Camorra, cujos meandros foram descritos no livro. "Quem quer me matar morrerá antes de mim", declarou.

Contudo, Saviano, que há dois anos vive sob intensa proteção policial, admite que as ameaças feitas contra ele por parte da máfia napolitana limitam bastante sua liberdade. Nesse sentido, o escritor reiterou sua intenção de deixar a Itália, citando Estados Unidos ou Suíça como prováveis destinos. "Espero assim conseguir trabalhar melhor", afirmou. "Nestes países, a situação é mais tranqüila".

"Gomorra", há 133 semanas na lista dos romances mais vendidos na Itália, inspirou a criação de um filme homônimo, lançado este ano e escolhido para representar a Itália na disputa pela indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host