UOL Notícias Notícias
 

09/12/2008 - 16h46

Betancourt descarta intervenção de Chávez na libertação de reféns das Farc

ANSA
CARACAS, 9 DEZ (ANSA) - A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Ingrid Betancourt, descartou nesta terça-feira uma nova mediação do presidente Hugo Chávez ou de outro mediador político para a libertação de seqüestrados no poder da guerrilha.

A franco-colombiana, que finaliza na Venezuela uma série de vistas a países da América do Sul, ressaltou que "está excluído esse tipo de caminho", que no passado levou a uma crise entre Chávez e o presidente colombiano, Álvaro Uribe.

"Sinto que falar de mediadores ou facilitadores é algo que não ajuda no processo, porque implica que nos concentremos na figura do mediador e não no objetivo, que é a libertação dos seqüestrados", afirmou Betancourt, em Caracas.

A ex-refém acrescentou que "Uribe tem uma agenda muito precisa e expressou sua vontade de não haver intervenções neste deste tipo na Colômbia".

No ano passado, Uribe interrompeu abruptamente uma mediação de Chávez para uma troca humanitária com as Farc, após acusá-lo de intervir politicamente em seu país, o que provocou um impasse entre os dois governantes. Posteriormente, Chávez conseguiu, com a autorização de Bogotá, a libertação unilateral de seis reféns das Farc.

Por sua vez, Betancourt declarou que a tensão entre os dois presidentes "foi uma imensa tortura" para os seqüestrados, pois estes sentiram que "se destroçavam" suas esperanças de serem libertados.

Betancourt reiterou que esta ação de Chávez despertou o interesse mundial sobre o tema dos seqüestrados e desencadeou uma série de eventos que conduziram à operação militar que conseguiu sua libertação e a de outros 15 reféns "sem disparar uma bala", em uma ação da inteligência colombiana.

Para Betancourt, "o importante" é que todos os presidentes da região que se comprometeram em trabalhar com ela no tema "participem com seu coração, sua generosidade, deixando de lado posições políticas", por se tratar de uma "ação humanitária".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host