UOL Notícias Notícias
 

09/12/2008 - 16h32

Bolívia: Evo Morales estaria envolvido com o contrabando, diz imprensa

ANSA
LA PAZ, 9 DEZ (ANSA) - O jornal boliviano La Prensa afirmou hoje que o presidente Evo Morales teria conhecimento das supostas atividades ilegais do ministro da presidência, Juan Ramón Quintana, acusado de facilitar o contrabando nas fronteiras com Chile e Brasil.

A publicação informa que Morales teria recebido duas cartas de "contrabandistas", que mencionam conversas anteriores com o presidente e nas quais se pede uma "solução definitiva" contra a apreensão de cargas ilegais.

Na semana passada, o ex-comandante militar, general César López, declarou que Quintana lhe pediu a liberação de 33 veículos com mercadoria contrabandeada, em um valor total de US$ 1,5 milhões, na fronteira boliviana.

De acordo com a denúncia, a caravana havia sido interceptada no dia 27 de julho, em Pando, porém 20 dias depois foi resgatada pelos contrabandistas, que alegaram ter autorização do ministro Quintana.

O ministro da Presidência respondeu que "jamais" autorizou "a saída dos veículos" e acusou López de "negligência", por fazer a denúncia do caso cinco meses depois dos fatos.

A primeira carta divulgada hoje por La Prensa menciona uma suposta reunião em que "se viu a possibilidade de dar uma solução definitiva ao problema", mediante uma disposição oficial para liberar os veículos.

Jesús Chambi, susposto contrabandista envolvido no caso e autor da carta, pedia "em nome dos habitantes de Puerto Evo Morales" que os veículos fossem enviados a este município desde a zona franca de Cobija, onde estavam retidos.

A segunda carta menciona "as conversas tidas com sua ilustre autoridade" em Pando, e reitera seu pedido de que se aprove um decreto para estender a zona franca de Cobija até Puerto Evo Morales "para que as pessoas possam movimentar suas mercadorias".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h30

    -0,06
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h39

    -0,01
    75.967,29
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host