UOL Notícias Notícias
 

11/12/2008 - 12h38

Brincalhão, Berlusconi vai à Cúpula da União Européia com "relógio de Obama"

ANSA
BRUXELAS, 11 DEZ (ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, chegou nesta quinta-feira à capital belga, onde participar[á da Cúpula da União Européia, com um relógio de pulso azul com estrelas brancas com a imagem do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Não vou usá-lo [na reunião da UE], mas trouxe para fazer os colegas darem umas risadas", disse o sorridente primeiro-ministro aos jornalistas.

Antes da tradicional reunião dos líderes do Partido Popular Europeu (PPE) que antecede as cúpulas da UE, Berlusconi aproveitou para conversar com um grupo de jovens militantes de seu partido.

"Garotos, acreditem em mim nunca façam apenas política na vida", disse brincando aos jovens. Em seguida, questionado pelos repórteres sobre as medidas climáticas que podem ser votadas hoje pelo Conselho Europeu, Berlusconi não abandonou o bom humor habitual.

"Nos espera uma tarefa muito difícil, hoje tenho que interpretar o vilão e por isso fico mais anti-europeu", disse ressaltando que considera um "absurdo falar de emissões quando está acontecendo uma crise: é como se um cara que está com pneumonia e pensa em ir ao cabeleireiro".

Para o chefe de Governo, "tomar uma decisão sobre o pacote clima agora" seria "bastante inoportuno". "Me parece estranho, por ser a pessoa direta que sou, que enquanto todos denunciam uma crise global e profunda que poderá levar à perda de empregos em toda a Europa, se pense sobre algo que podia ser adiado para a conferência de Copenhagen" no final de 2009, lembrou.

Sobre a possibilidade de colocar um veto às medidas climáticas, Berlusconi disse "esperar que não seja preciso chegar a isso, ainda que eu fique muito perplexo em pensar que este seja o momento" para esse debate.

"Trabalhamos para encontrar soluções que não pesem sobre as empresas e a economia, mas precisamos aprofundar alguns temas muito importantes que se referem às nossas empresas de cerâmica, por exemplo", acrescentou.

Os presidentes e chefes de Governos dos países-membros da União Européia discutem hoje e amanhã um plano anticrise e contra as mudanças climáticas. A reunião também marca o fim da presidência de turno francesa no comando da UE.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host