UOL Notícias Notícias
 

15/12/2008 - 11h47

Vice-presidente pede que cubanos sejam "fiéis ao socialismo"

ANSA
HAVANA, 15 DEZ (ANSA) - Os membros do Comitê de Defesa da Revolução (CDR), fundado há 48 anos por Fidel Castro e considerada a maior organização com afiliados, receberam nesse domingo um pedido para que se mantenham "fiéis ao socialismo" em tempos "de carências, dificuldades e erros".

O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado, encerrou um Congresso Nacional da organização pela primeira vez sem a presença do presidente Raúl Castro, que estava na Venezuela, e sem Fidel, afastado da vida pública por problemas de saúde.

Na sessão final do encontro, que acontece a cada quatro anos, os "cederistas" (integrantes da CDR) lembraram a ausência das duas personalidades.

Em discurso, Machado afirmou que "indiscutivelmente os problemas internos, assim como os externos, nos afetam". Advertiu também que "nem tudo no país pode avançar e ser solucionado no ritmo desejado", enfatizando os três furacões que passaram por Cuba entre agosto e novembro deste ano, causando prejuízos de cerca de US$ 10 bilhões.

O vice-presidente afirmou, por outro lado, que "nosso socialismo é capaz de garantir o que os outros governos não conseguem, mesmo em meio a um mundo tão cheio de agressividade, exploração, desigualdade, calamidades e ameaças, como esse que nos rodeia".

E concluiu dizendo que os membros do CDR, mais de oito milhões, "não pertencem à estirpe daqueles que se acovardam ou se amedrontam diante das dificuldades".

O CDR é formado pelos moradores dos bairros cubanos e conta com sedes a cada 100 metros nas cidades e com representações também nas zonas rurais. Os comitês foram propostos por Fidel Castro durante uma manifestação em Havana em 1960 para combater a sabotagem ao processo socialista que estava sendo iniciado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host