UOL Notícias Notícias
 

17/12/2008 - 12h11

Presidente uruguaio confirma oposição à candidatura de Néstor Kirchner à Unasul

ANSA
COSTA DO SAUÍPE, 17 DEZ (ANSA) - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, confirmou nesta quarta-feira sua oposição à candidatura do ex-presidente argentino Néstor Kirchner para a secretaria-geral da União de Nações Sul-Americana (Unasul).

"Temos uma só palavra a esse respeito e isso ficou bastante demonstrado pelos fatos", disse Vázquez à ANSA, esclarecendo, porém, que "não se falou do tema (da eleição do secretário) especificamente" durante a reunião extraordinária da Unasul, realizada ontem na Costa do Sauipe (BA).

A decisão foi adiada para abril, quando a presidente chilena, Michelle Bachelet, entregará a presidência da Unasul. "Na reunião se falou da Secretaria Geral e da necessidade de se preencher esse cargo, mas sem nada específico", afirmou hoje Vázquez.

Questionado se o Uruguai pretende apresentar uma candidatura própria, o presidente afirmou que "não estamos analisando esse ponto, estamos mais preocupados pela dimensão política da Unasul".

Sugerido pelo presidente do Equador, Rafael Correa, o nome de Kirchner é o favorito para a Secretaria, mas enfrenta a resistência do governo uruguaio, que se opõe à sua candidatura sob o argumento de que durante o tempo em que ele foi presidente da Argentina pouco fez para pôr fim aos bloqueios promovidos há mais de dois anos por ambientalistas argentinos nas pontes binacionais.

Segundo os manifestantes, a fábrica de celulose instalada, a finlandesa Botnia, é poluente.

Sobre o Mercosul, cuja presidência semestral rotativa foi transferida ontem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao paraguaio Fernando Lugo, Vázquez se demonstrou otimista.

O bloco "estará mais próximo dos interesses uruguaios, por questões de dimensões econômicas e sociais", afirmou ao se referir a nova presidência rotativa.

Vázquez também acrescentou que as posições de Uruguai e Paraguai são mais parecidas "do que quando existem grandes assimetrias, por exemplo como com o Brasil e a Argentina".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host