UOL Notícias Notícias
 

22/12/2008 - 13h36

Cruz Vermelha pede discrição para operação de libertação de reféns das Farc

ANSA
BOGOTÁ, 22 DEZ (ANSA) - O porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Colômbia, Yves Heller, pediu discrição e prudência para a operação de liberação de seis reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que deverá acontecer em janeiro.

Heller qualificou como uma boa notícia o anúncio da libertação unilateral de quatro militares e dois políticos em poder do grupo guerrilheiro e disse que tanto as Farc como o governo deve dar garantias à missão que participará da operação.

O porta-voz da Cruz Vermelha também disse que a organização humanitária está disposta a participar e que "tem mantido diálogos permanentes com todos os atores do conflito".

Heller explicou também o mau uso das insígnias do CICV na operação "Xeque", na qual foi solta a ex-candidata à presidência Ingrid Betancourt junto a outros 14 reféns, é um tema que já foi discutido e sobre o qual a organização declarou sua rejeição publicamente e que acredita no sucesso da nova missão. Na ocasião, o emblema do CICV foi utilizado ilegalmente.

As Farc anunciaram na noite desse domingo a libertação dos seis reféns em um comunicado divulgado pela agência Anncol, ligada ao grupo guerrilheiro. Explicaram que a esta se dará em duas etapas.

Na primeira, serão libertados três policiais e um militar, e posteriormente, o ex-governador do departamento (estado) de Meta, Alan Jara, e o ex-deputado do departamento de Valle del Cauca Sigifredo López.

A guerrilha afirmou que os seqüestrados serão entregues a uma delegação liderada pela senadora de oposição Piedad Córdoba e ocorrerá como uma "mostra clara de nossa disposição e como um gesto que visa gerar condições favoráveis para a troca humanitária".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    -0,23
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h54

    -0,26
    75.789,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host