UOL Notícias Notícias
 

22/12/2008 - 14h28

Presidente italiano garante financiamento de missões militares

ANSA
ROMA, 22 DEZ (ANSA) - Em uma mensagem transmitida por videoconferência, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse nesta segunda-feira a soldados do país que atuam em missões internacionais que, apesar da crise financeira internacional, o Estado continuará priorizando o financiamento das operações do Exército em outras nações.

"No contexto gerado pela crise financeira, os recursos disponíveis para o gasto público são limitados e pedem uma grande capacidade de seleção e de reconhecimento das prioridades", explicou Napolitano. Dentre estas prioridades, o presidente deu ênfase justamente ao financiamento das missões italianas que atuam no exterior.

Segundo ele, diante da escassez de recursos e créditos que hoje existe no sistema financeiro internacional, é essencial que as Forças Armadas usem o dinheiro disponível para seguir se renovando e revitalizando.

Atualmente, a Itália mantém cerca de 2.200 soldados no Afeganistão, contingente que o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, pretende aumentar para 2.800 em 2009. O país também planeja auxiliar, com apoio logístico, a missão de paz que a União Africana (UA) realiza na região sudanesa de Darfur.

Napolitano ressaltou também a participação italiana em organizações internacionais. Para ele, é importante que o país conte com o apoio de entidades como a União Européia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar a eficiência de suas missões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host