UOL Notícias Notícias
 

08/01/2009 - 19h33

Rumores sobre ligações entre MST e governo são "absurdos", diz ministro paraguaio

ANSA
ASSUNÇÃO, 8 JAN (ANSA) - O ministro coordenador da presidência do Paraguai, Miguel López Perito, qualificou nesta quinta-feira como "absurdos" os rumores, ventilados pela imprensa brasileira, de que o governo do presidente Fernando Lugo estaria buscando o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para discutir a revisão do Tratado de Itaipu.

"É um absurdo. Pelo visto, a inteligência do Brasil funciona muito mal", afirmou o funcionário em uma entrevista coletiva. Em reportagem publicada ontem, o jornal Valor Econômico revelou que funcionários do governo paraguaio estariam buscando o respaldo de movimentos sociais brasileiros, dentre os quais o MST, para que apoiem a reivindicação paraguaia sobre o Tratado de Itaipu.

Hoje, o jornal O Estado de S. Paulo veiculou uma reportagem na qual afirma que o Palácio do Planalto ordenou à Agência Brasileira de Investigação (Abin) monitorar a suposta "aliança" entre o governo do país vizinho e o MST.

Assinado em 1973 pelas ditaduras brasileira e paraguaia, o Tratado de Itaipu determina que os dois países dividam a administração e a energia gerada na hidrelétrica, a maior do mundo.

Como consome apenas 5% da parte a que tem direito, o Paraguai é obrigado a vender os outros 95% da energia gerada ao Brasil, e por um preço abaixo do praticado no mercado.

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, teve como uma de suas principais promessas de campanha a renegociação do acordo, para que o país possa cobrar mais do Brasil pela energia e tenha também liberdade para oferecê-la a outros mercados.

Além disso, questiona uma dívida restante de US$ 19 bilhões referente à construção da hidrelétrica, sob a alegação de que a maior parte do valor deve ser paga pelo Brasil.

O governo brasileiro já sinalizou que não está disposto a aceitar um novo contrato, mas autorizou a criação de um comitê binacional para discutir o assunto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host