UOL Notícias Notícias
 

09/01/2009 - 19h38

Festival de Berlim terá presença latino-americana

ANSA
BERLIM, 9 JAN (ANSA) - A América Latina estará presente em diferentes categorias da 59º edição do Festival de Cinema de Berlim, que ocorrerá de 5 a 14 de fevereiro.

Ganhador do Urso de Ouro no ano passado com "Tropa de Elite", o brasileiro José Padilha retorna ao festival para apresentar a estréia mundial do seu novo documentário, "Garapa", que aborda o tema da fome no nordeste.

Os atores mexicanos Gael García Bernal e Diego Luna, que estrelaram juntos no filme cult "E sua mãe também" (2001), de Alfonso Cuarón, estarão em Berlin com suas novas produções.

Bernal vai ao festival para prestigiar o filme "Mammoth", de Lukas Moodyson, enquanto Luna acompanha o elenco do longa ibero-mexicano "Solo quiero caminar", de Agustín Díaz Yáñez, ao lado da atriz espanhola Victoria Abril.

O documentarista chileno Patrício Guzmán será um dos convidados que, de 7 a 12 de fevereiro, irão orientar os 350 participantes do Talent Campus, evento paralelo em que são realizados inúmeros workshops direcionados a cineastas iniciantes.

Outros convidados que participam do Talent Campus são o diretor de fotografia polonês Janusz Kaminski, vencedor de dois Oscar, e o diretor e coreógrafo indiano Farak Khan.

Os 350 participantes do Talent Campus foram selecionados entre mais de três mil candidatos provenientes de 128 países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host