UOL Notícias Notícias
 

09/01/2009 - 20h00

Secretário-geral da OEA pede cessar-fogo em Gaza

ANSA
WASHINGTON, 9 JAN (ANSA) - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, expressou nesta sexta-feira seu apoio à resolução adotada ontem à noite pelo Conselho de Segurança da ONU que pede um cessar-fogo imediato em Gaza. "Ao enfatizar que o cessar-fogo deve ser imediato, duradouro e plenamente respeitado, e vinculá-lo à proteção das populações civis de Israel e da Palestina, esta resolução reúne adequadamente os principais elementos desta crise", disse Insulza.

Segundo ele, "é imprescindível que se ponha imediatamente fim às hostilidades, para enfrentar a grave emergência humanitária e, ao mesmo tempo, tomar as medidas para que não volte a explodir poucos dias depois".

"Todas as partes tem que respeitar completamente o cessar-fogo", acrescentou.

Para Insulza, "Israel deve retirar suas tropas de Gaza e colocar fim ao bloqueio, mas ao mesmo tempo é necessário impedir o tráfico de armas e munições e assegurar a proteção das populações civis em toda a região".

O secretário da OEA admitiu que "todos esses aspectos são certamente difíceis de conciliar, e vão colocar à prova a vontade das partes e a convicção da comunidade internacional para alcançá-los".

"Mas a escalada da violência e a crescente perda de vidas, especialmente de vítimas inocentes, não pode continuar", completou o secretário-geral.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host