UOL Notícias Notícias
 

09/01/2009 - 09h22

Venezuela anuncia envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza

ANSA
CARACAS, 9 JAN (ANSA) - O governo da Venezuela anunciou nessa quinta-feira o envio de ajuda humanitária aos palestinos na Faixa de Gaza. Segundo o chanceler Nicolás Maduro, serão enviados 30 médicos e mais de 80 toneladas em mantimentos.

"Queremos levar amor e paz ao povo da Palestina. É o mínimo que podemos fazer por uma causa tão justa como a desse povo", declarou o chanceler.

A ajuda venezuelana chega dois dias após o presidente Hugo Chávez ter expulsado de Caracas o embaixador de Israel, Shlomo Cohen, em represália aos ataques contra Gaza -- que deixaram até o momento mais de 760 palestinos e outros 2.500 feridos.

Em resposta, na quarta-feira, o governo israelense expulsou o encarregado de negócios da Venezuela em Tel-Aviv, Roland Betancourt. Ontem, Maduro participou de um protesto junto a partidários de Chávez, que carregavam cartazes contra Israel e agitavam bandeiras palestinas.

Os manifestantes, convocados por organizações da comunidade árabe do país, chegaram a atirar sapatos contra a sede diplomática israelense, em alusão ao jornalista iraquiano que fez o mesmo contra o presidente norte-americano, George W. Bush, no fim do ano passado.

Um outro protesto foi realizado no Palácio Legislativo, sede da Assembléia Nacional, centro da capital, onde parlamentares hastearam a bandeira da Palestina em sinal de solidariedade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host