UOL Notícias Notícias
 

13/01/2009 - 07h52

Parlamentares mexicanos celebram reunião entre Obama e Calderón

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 13 JAN (ANSA) - Parlamentares mexicanos qualificaram como positiva a reunião mantida nessa segunda-feira entre o presidente Felipe Calderón e Barack Obama, presidente eleito dos Estados Unidos, e demonstraram confiança de que será iniciada uma nova relação binacional.

O coordenador da bancada do Partido da Revolução Democrática (PRD, de esquerda), Carlos Navarrete, afirmou que o encontro foi importante porque ambos países vivem momentos dramáticos nas áreas de segurança e economia.

Na reunião, realizada em Washington, Obama ratificou a Calderón seu compromisso no trabalho junto ao México, especialmente nas áreas de segurança e luta contra o narcotráfico.

Obama disse também estar pronto para escrever "um novo capítulo" nas relações entre Washington e a América Latina, o que tem prometido desde que venceu as eleições presidenciais de 4 de novembro de 2008.

Por sua parte, o coordenador do Partido Revolucionário Institucional (PRI, de centro) na Câmara dos Deputados, Emilio Gamboa, enfatizou a relevância do encontro, mas considerou que o governo de seu país deve apresentar uma agenda mais agressiva, com temas prioritários como a migração.

O senador Humberto Aguilar, do governante e conservador Partido Ação Nacional, afirmou, por sua parte, que a reunião iniciou uma nova etapa da relação bilateral e disse também que o Congresso mexicano pedirá a Calderón um informe sobre os avanços obtidos com o encontro com Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host