UOL Notícias Notícias
 

14/01/2009 - 19h12

Em Washington, Uribe homenageia secretário de Defesa dos EUA

ANSA
WASHINGTON, 14 JAN (ANSA) - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, homenageou nesta quarta-feira o secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, pelo apoio dado a seu país no combate ao narcotráfico e a grupos armados.

"A verdade é que encontramos uma disposição muito positiva nos Estados Unidos, na velha e na nova administração, para continuar ajudando a Colômbia, porque todos reconhecem que houve muito progresso no país e nós reconhecemos o que falta", disse Uribe, que se reuniu com o secretário norte-americano em Washington.

Gates, o único membro do gabinete do presidente George W. Bush mantido no cargo por seu sucessor, Barack Obama, foi condecorado pelo chefe de Estado colombiano com a Ordem de San Carlos.

Uribe descreveu a reunião como "um diálogo muito produtivo, no qual foram revisados os avanços da política de segurança democrática e a necessidade de continuar fortalecendo a cooperação bilateral".

Ontem, o presidente colombiano havia concedido a mesma honra à secretária de Estado, Condoleezza Rice, ao secretário de Comércio, Carlos Gutiérrez, e à representante de Comércio Exterior, Susan Schwab, em reconhecimento à "dedicação e compromisso" dos funcionários com a Colômbia.

O governo de Bogotá é o principal aliado da Casa Branca na América do Sul, e é o país latino-americano que mais recebeu dinheiro dos Estados Unidos nos últimos oito anos. Por meio do Plano Colômbia, Bogotá captou cerca de US$ 5 bilhões para usar na luta contra a guerrilha e o narcotráfico.

Também ontem, Uribe recebeu de Bush a Medalha da Liberdade, maior condecoração civil dada pela Casa Branca. A mesma distinção foi entregue ao ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e ao ex-chefe do Governo da Austrália John Howard.

Farc

Na Colômbia, o Departamento do Tesouro informou que congelará os ativos bancários de Omar Arturo Padilla, Maria Remédios Garcia Albert e Vlaudin Rodrigo Vega, três agentes que trabalham para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e operam na Itália, França, Suíça, Espanha e Austrália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,86
    3,255
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h00

    1,00
    63.856,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host