UOL Notícias Notícias
 

16/01/2009 - 16h57

Venezuela: Legislativo entrega pedido para convocar referendo da reeleição

ANSA
CARACAS, 16 JAN (ANSA) - A mesa diretora da Assembleia Nacional da Venezuela entregou nesta sexta-feira às autoridades eleitorais do país o projeto de emenda constitucional que poderá permitir ao presidente Hugo Chávez tentar uma nova reeleição em 2012.

Os parlamentares lideraram uma caminhada até a sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), onde fizeram a petição oficial para convocar o referendo de aprovação da medida, que deve ocorrer dentro de 30 dias. A presidente do CNE, Tibisay Lucena, prometeu um parecer sobre o pedido até o dia 15 de fevereiro.

A presidente da Assembleia, Cilia Flores, defendeu a realização da consulta sob a justificativa de que a emenda foi aprovada por 153 parlamentares e, segundo estimativas do governo, respaldada por mais de 6 milhões de assinaturas de cidadãos venezuelanos.

Flores reiterou que o dispositivo representa uma "ampliação dos direitos políticos" dos venezuelanos, já que elimina a "restrição" que limita a uma única vez a reeleição do presidente. A oposição venezuelana é contrária ao projeto, pois acredita que ele dará a Chávez a chance de se perpetuar no poder.

Além disso, afirma que uma medida similar foi reprovada pela população em dezembro de 2007, no referendo constitucional proposto pelo presidente.

Recentemente, Chávez sugeriu que a reeleição ilimitada fosse estendida aos demais cargos eletivos do país, como prefeitos, governadores e parlamentares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h09

    0,26
    3,288
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h18

    -0,62
    62.866,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host