UOL Notícias Notícias
 

20/01/2009 - 12h23

Itália: Jornal compara ativista gay Harvey Milk a político holandês morto em 2002

ANSA
ROMA, 20 JAN (ANSA) - O jornal italiano Secolo d'Italia, veículo oficial do partido conservador Aliança Nacional (AN), publicou nesta terça-feira uma releitura da biografia de Harvey Milk, primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos.

O jornal comparou o ativista norte-americano ao político gay holandês Pim Fortuyn, assassinado em maio de 2002 após se candidatar ao posto de primeiro-ministro.

Acompanhando o lançamento do filme "Milk - A Voz da Igualdade", de Gus Van Sant, que chegará aos cinemas italianos no dia 23, o jornal apresentou a história do ativista gay norte-americano, assassinado em 1978. Na obra, Milk é interpretado pelo ator norte-americano Sean Penn.

"Milk, o primeiro ativista gay eleito nas instituições norte-americanas, a despeito de quem gostaria que os movimentos de libertação e a sua gênese fossem completamente separados do resto da sociedade burguesa, foi de fato um patriota", indica o artigo, assinado por Daniele Priori. Segundo o diário, "o próprio [diretor Gus] Van Sant mostra que [Harvey Milk] se apega aos valores da liberdade, democracia, participação popular, esculpidos na história e na tradição da nação norte-americana".

O jornal descreve a trajetória de Milk como "uma escalada idealista e romântica interrompida bruscamente", que "se parece em muitos aspectos com a de outro líder gay, Pim Fortuyn".

"O denominador comum é a livre expressão de si mesmo, manifestada em uma política corajosa de espírito e pensamento, sem pudor e visando o Homem sem outros adjetivos", ressalta o texto.

Para a publicação, os dois políticos representam "uma força transversal, capaz de fascinar massas de homens e mulheres pensantes inebriados com a liberdade".

"Homens transformados em mártires, heróis da comunidade gay internacional e de todas as pessoas empenhadas em defender com tenacidade a liberdade de pensar, de agir, e viver como se deve poder viver no Ocidente democrático", acrescenta o artigo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    0,17
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h14

    -0,50
    63.764,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host