UOL Notícias Notícias
 

20/01/2009 - 13h35

Latino-americanos desejam melhores relações com os EUA após a posse de Obama

ANSA
WASHINGTON, 20 JAN (ANSA) - Representantes dos governos latino-americanos desejaram melhores relações com os Estados Unidos com a gestão de Barack Obama, que assume nesta terça-feira a presidência do país.

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, por sua parte, desejou êxito a Obama durante sua gestão e prosperidade aos Estados Unidos. "Receba em nome do governo da República Oriental do Uruguai e em meu nome os mais sinceros cumprimentos e votos de sucesso à sua gestão e prosperidade para vossa nobre nação", disse em uma carta divulgada pelo site da presidência.

Em nome do Peru, o chanceler José Antonio García Belaunde, disse esperar melhores relações bilaterais. "Espero que a relação com o Peru seja aprofundada durante a administração de Obama e que melhore, já que temos um Tratado de Livre Comércio" (TLC), enfatizando a agenda mantida durante o governo de George W. Bush, que priorizou a assinatura do acordo.

Nesse sentido, desejou que as "sólidas e importantes" relações não mudem. O mesmo foi solicitado pelo chanceler panamenho, Samuel Lewis Navarro.

"As relações entre Panamá e Estados Unidos estão melhores do que nunca" nas áreas econômica, comercial e diplomática, e "esperamos nos manter como uma das prioridades nas relações dos Estados Unidos com a nova presidência de Obama", afirmou.

O chanceler panamenho destacou a importância "para o mundo, e particularmente para a América Latina", com o início da gestão de Obama, primeiro negro a chegar à Casa Branca.

"Existem grandes expectativas e muito entusiasmo, porque há desafios, sobretudo em relação à crise" econômica, enfatizou.

O democrata assume hoje como 44º presidente dos Estados Unidos e terá, entre seus desafios, o dever de reerguer um país em recessão, após oito anos de governo do republicano George W. Bush.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host