UOL Notícias Notícias
 

26/01/2009 - 07h38

Bolívia-Referendo: Unasul avalia referendo e elogia organização eleitoral

ANSA
LA PAZ, 26 JAN (ANSA) - O referendo sobre a nova Constituição da Bolívia, realizado no último domingo, foi "totalmente normal", de acordo "com as normas de convivência democrática e pacífica", informou a comissão de observadores da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Um comunicado apresentado em La Paz por Freddy Gutiérrez, membro da comissão, declarou que os bolivianos realizaram um "grande exercício dos direitos eleitorais".

A comissão acompanhou as consultas realizadas em La Paz, em El Alto e em uma zona rural, e esteve em contato, com a coordenação de trabalhos conjuntos, com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e outras entidades.

A Unasul também elogiou as autoridades eleitorais bolivianas pela organização do referendo em uma mensagem transmitida pela presidente chilena, Michelle Bachelet, que exerce a presidência de turno do bloco.

Segundo as pesquisas de boca-de-urna, os bolivianos aprovaram ontem com ampla adesão a nova Constituição do país, proposta pelo presidente Evo Morales e que reconhece os direitos da maioria indígena, além de estabelecer a autonomia em diversos níveis e determinar como essenciais o acesso à água, habitação, educação e trabalho.

Sobre a questão da extensão máxima de propriedades rurais no país, também levada à consulta popular, a população optou pelo tamanho máximo de 5.000 hectares. A outra extensão era de 10.000 hectares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host