UOL Notícias Notícias
 

26/01/2009 - 09h26

Itália se diz 'pronta' para ajudar EUA com fechamento de Guantánamo

ANSA
BRUXELAS, 26 JAN (ANSA) - O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, anunciou que a Itália "está pronta para colaborar" com a nova administração dos Estados Unidos, que anunciou na última semana o fechamento da prisão norte-americana em Guantánamo, Cuba.

Em declarações à ANSA, Frattini confirmou ter "apreciado muito a decisão" do novo presidente norte-americano, Barack Obama, pois em Guantánamo há "detidos acusados de terrorismo, mas há outros que não são prisioneiros", como é o caso "no centro de proteção e custódia de refugiados, onde estão dissidentes cubanos", por exemplo.

O ministro italiano, que está em Bruxelas para uma reunião com os chanceleres da União Europeia nesta segunda-feira, explicou que o encontro deve discutir os meios de ajudar os Estados Unidos no fechamento de Guantánamo e as "regras" para receber os detentos da prisão norte-americana.

Por outro lado, o chanceler da República Tcheca, país que exerce a presidência de turno da UE, Karel Schwarzenberg, considerou que a recepção de prisioneiros de Guantánamo, atualmente cerca de 250, "não é tão simples" e corresponde "a cada país em particular".

"Devemos primeiro ver quais serão os pedidos dos Estados Unidos e depois decidir", disse o chanceler antes do encontro.

David Miliband, ministro das Relações Exteriores britânico, afirmou, por sua parte, que Londres "já deu a sua contribuição" e esclareceu que sua presença na reunião tem como princípio "compartilhar com os outros colegas a nossa experiência".

Barack Obama ordenou o fechamento da prisão no último dia 22, segundo dia de seu mandato, proibindo também as torturas no local. Logo depois, a França elaborou um plano de cinco pontos ratificando a intenção de colaborar, mas deixando a decisão de participar ou não a critério de cada país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host