UOL Notícias Notícias
 

28/01/2009 - 15h58

Colômbia: Locadora atacada era extorquida pelas Farc, diz governo colombiano

ANSA
BOGOTÁ, 28 JAN (ANSA) - O governo da Colômbia afirmou nesta quarta-feira que a locadora da rede Blockbuster que sofreu um atentado a bomba esta noite em Bogotá era extorquida pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O ataque, para o qual foram usados cinco quilos de explosivos, matou duas pessoas e foi atribuído pelas autoridades locais às Farc, apesar de a guerrilha não ter assumido a autoria.

"Sabemos que as Farc precisam de dinheiro e estão tratando de cobrá-lo", declarou o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, confirmando que o estabelecimento alvo dos ataques era extorquido pela guerrilha.

O ministro ressaltou que as Farc pretendem "amedrontar as pessoas", mas garantiu que, apesar do atentado, o governo não vai suspender sua ajuda à libertação de seis reféns prometida pelo grupo em dezembro e que pode ocorrer nos próximos dias.

Ao comentar o assunto, porém, o ministro ironizou. "Vejam o jogo duplo, (as Farc) por um lado querem libertar alguns sequestrados, e por outro põem bombas que matam gente inocente". Na mesma linha, o prefeito da capital Bogotá, Samuel Moreno, lamentou o episódio e declarou que a cidade "não se dobrará ao terrorismo".

Para coibir a prática de extorsão atribuída às Farc, o governo colombiano anunciou a criação de uma "estrutura conjunta de inteligência", formada pelo exército, polícia, Ministério Público e pelo serviço secreto para identificar "casos de extorsão e prender extorsionários".

As autoridades ofereceram uma recompensa de US$ 50 mil por informações que levem aos responsáveis pelo ataque da noite de ontem.

O atentado ocorre em meio a uma delicada negociação para a libertação unilateral de seis reféns da guerrilha.

A operação será mediada pela senadora Piedad Córdoba, uma das principais adversárias políticas do presidente Álvaro Uribe, e terá a participação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Exército brasileiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host