UOL Notícias Notícias
 

29/01/2009 - 18h32

Deputados venezuelanos vão ao México para apresentar emenda da reeleição

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 29 JAN (ANSA) - Um grupo de deputados venezuelanos chegou nesta quinta-feira ao México para apresentar a emenda constitucional que poderá instaurar no país a reeleição ilimitada e que irá a referendo no próximo dia 15.

Os parlamentares Calixto Ortega e Francisco Torrealba, ambos da base de apoio do presidente Hugo Chávez, reuniram-se com membros do Partido do Trabalho (PT) e do Partido da Revolução Democrática (PRD), da oposição, para explicar os principais pontos da medida.

Segundo eles, a proposta "consiste em que não se estabeleçam limites para as possibilidades de reeleição e que seja somente o povo, por meio do voto popular, que decida" sobre sua implementação.

Ortega explicou ainda que a viagem dos deputados venezuelanos não pretende "vender um modelo político, mas transmitir a experiência venezuelana dos últimos 10 anos", período em que Chávez está no poder.

Ao todo, 25 deputados venezuelanos percorrerão 30 países ao redor do mundo para divulgar e prestar esclarecimentos sobre a emenda constitucional. O giro dos parlamentares deverá passar pela América Latina e Europa, além das cidades norte-americanas de Washington e Nova York.

Caso seja aprovada em referendo, a mudança dará a Chávez a chance de tentar uma nova reeleição em 2012.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host